Selos e logos

Efemérides 2022

Um dos projetos elaborados para as Efemérides 2022 foi a criação de um conjunto de selos comemorativos formulados a partir de uma pesquisa sobre registros documentais produzidos por artistas integrantes da história do Instituto de Artes da Unicamp ou presentes nos acervos constituídos pela Universidade. 

Trata-se da tarefa de sintetizar e difundir de modo comunicativo aspectos da memória e variados graus de pertença do cotidiano de atividades da Unicamp que marcam seu compasso de pesquisa com os eventos sociais, artístico-culturais, políticos e tecnológicos celebrados, discutidos e evocados em todo o país, neste ano. Ao longo de 2022 serão lançados quatro selos que acompanham as atividades em curso.

 O Projeto gráfico é de autoria dos designers Julio Giacomelli e Filipe Negrão, que integram o corpo docente do Curso de Especialização em Design Gráfico, vinculado ao Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp e à EXTECAMP. 

Selo 1
A SAIA DA FILHA DA RAINHA LUZIA

Lançado no mês de fevereiro, na mesma semana em que ocorreu, há cem anos, a Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo, o primeiro selo comemorativo apresenta a imagem do registro de cena da “Filha da Rainha Luzia”, personagem do espetáculo “Impressões Brasileiras”, criado em 1985, por Marília de Andrade, professora aposentada e uma das fundadoras do Departamento de Dança do IA Unicamp; filha de Oswald de Andrade e curadora de sua obra. A autoria da fotografia é de Roberto Berton, docente aposentado do Departamento de Artes Corporais. 

Selo 2
A GRAVURA DE SEGALL NO ACERVO DO MAV

Lançado no mês de julho, o segundo selo comemorativo apresenta um excerto da gravura “Marinheiro e Chaminé” de autoria de Lasar Segall. Datada de 1930, essa xilogravura que mede 24×18 cm, é  hoje uma das raras obras modernas pertencentes ao acervo do MAV Unicamp. Doada em 1986 ao Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp por meio de projeto de difusão do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, a obra foi incorporada ao acervo do MAV em sua fundação e integra o conjunto de peças selecionadas para a exposição comemorativa dos 10 anos do Museu, a realizar-se no início do segundo semestre deste ano.

Data de lançamento dos selos

Selo 1

Fevereiro

Selo 2

Julho

Selo3

Agosto

Selo4

Setembro

Para as atividades das Efemérides em curso na Universidade disponibilizamos as marcas de uso oficiais dos parceiros diretamente envolvidos logo abaixo:

Logo IA preto_PNG transparente
logo_proec
mav_logo
logo_dproj
logo_gmu
logo_cdc
logo_dtic
sec_logo