Os Impactos de 22
Data: 28/04/2022 Horário: 14h às 17h
Gravação do Evento
Os Impactos de 22 remete à efeméride Semana de Arte Moderna de 1922, em decorrência de seu centenário e das mudanças refletidas na sociedade brasileira, este encontro abordará seus impactos nas dimensões Artes Plásticas, Literatura, Arquitetura e Música. Convidamos para esta discussão acadêmicos especialistas nas respectivas áreas, cujos minicurrículos encontram-se a seguir. A Prof Rachel Meneguello, da UNICAMP (IFCH) é a moderadora.
Evento híbrido e gratuito.
Inscrição para participação presencial (obrigatória):
https://www.sympla.com.br/os-impactos-de-22__1546173
Será obrigatório o uso de máscara no dia do evento
Inscreva-se no canal do YouTube para participação online:
https://www.youtube.com/watch?v=W5jyBRCPGHI&list=PLQQzPhkiA-kc3EshDjHYBYaVRxWkGYFN7&index=3
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Endereço do local do evento:
Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas
Av. Anchieta, 200 – Centro, Campinas – SP, 13015-101
Minicurrículos do(a)s Palestrantes
Fernanda Mendonça Pitta
Historiadora da Arte, docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo. É Doutora em Artes Visuais, área de concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem, linha de pesquisa, História da Arte, na ECA-USP (2013); Mestre em História, área de concentração: Teoria e Historiografia, pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Bacharel em História pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Tem experiência na área de História da Arte, com ênfase em História da Arte no Brasil e Historiografia da Arte, atuando principalmente nos seguintes campos: História da Arte no Brasil do Século XIX, Crítica de Arte, Historiografia da Arte. Fellow da Association of Museum Curators no International Engagement Program (2017-2018), Fellow do International Summer Group Program do The Clark Art Institute (summer 2017). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA. Coordenadora Brasil do projeto de pesquisa Decay Without Mourning: future thinking heritage practices, Riksbanken Jubileumfond.
Fernanda Mussalim
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Mestrado (1996), Doutorado (2003), Pós-doutorado (2009) e Pós-doutorado Sênior (2018) em Linguística pela mesma universidade. Realizou Missão de Pesquisa (2013) na Université Paris-Sorbonne – Paris IV, França, sob a supervisão de Dominique Maingueneau e Estágio de Pós-doutorado Sênior no exterior (2018), junto ao Centro de Neurociências, Psicologia e Comportamento da Universidade de Leicester, Inglaterra, sob a supervisão de Briony Pulford. É Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando na graduação e pós-graduação, e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma universidade. Foi Honorary Visitor Fellow (2018) na Universidade de Leicester, Inglaterra e é pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É líder do Grupo de Pesquisa CED (Círculo de Estudos do Discurso), membro do CEPELP (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa), ambos filiados à Universidade Federal de Uberlândia, e membro do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), filiado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e interface com a Neurolinguística e as Ciências Cognitivas em geral. Atualmente, realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: autoria; processos editoriais; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura e música); relações entre estilo e ethos; gêneros do discurso e ensino; pré-discursos e cognição distribuída. É coordenadora da coleção ?Tradução de Estudos Linguísticos? da Editora da UFU (EDUFU); membro do Conselho Editorial da Cortez Editora (na área de Linguagem) e dos conselhos editoriais das seguintes revistas científicas: Revista da ABRALIN; Língua(gem) em Discurso – UNISUL; Cadernos de Estudos Linguísticos – IEL, UNICAMP; Letras & Letras – UFU; Linguasagem – UFSCar; Percursos Linguísticos – UFES; Todas as Letras – MACKENZIE; e Coleção Mestrado em Linguística – UNIFRAN. É membro das seguintes sociedades científicas: GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo); ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); ALFAL (Associação de Linguística de Filologia da América Latina); e ALED (Associação latino-americana de Estudos do Discurso). É bolsista PQ – nível 2 – pelo CNPq.
Rafael Augusto Urano de Carvalho Frajndlich
Professor de fundamentos, teoria e projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp desde 2015. Tem formação com ênfase em história da arquitetura moderna e contemporânea, dedicando-se a problematização de aspectos da disciplina em seu contato com categorias estéticas. Sua tese de doutorado, desenvolvida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, centrou-se num estudo da obra do historiador de arquitetura Manfredo Tafuri e sua relação com os círculos filosóficos italianos, de título ? Tafuri. Tempo da cidade longínqua? (2014). Como professor da Unicamp, desenvolve pesquisa sobre arquitetura moderna brasileira, sob o recorte da relação estreita entre a formulação estética de Oscar Niemeyer e o projeto político de Juscelino Kubitschek, desde a prefeitura de Belo Horizonte até a inauguração de Brasília, intitulado Horizontes, arquitetônicos e políticos. Niemeyer e Kubitschek 1940-1961?. A iniciativa busca, a partir de um amplo estudo filológico e cotejamento de biografias e obras, complexificar uma relação usualmente apresentada como cheia de concomitâncias, mas cujos descompassos abrem novas perspectivas de compreensão do moderno tal como foi moldado no país.
Carlos Gonçalves Machado Neto
Cacá Machado, historiador e compositor, é professor doutor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador visitante no Departamento de Música da Columbia University (New York, NY, USA, 2014). Atualmente é Diretor-Presidente da Associação amigos do Centro Cultural São Paulo (SP). Foi Diretor do Auditório Ibirapuera (SP, 2011) e Diretor do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE, RJ/DF) do Ministério de Cultura do Brasil (2008/2010). Bacharel, em História, e doutor, em Literatura Brasileira, com pós-doutorado, em História, pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), é autor dos livros “O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth” (São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2007) e “Tom Jobim” (Coleção Folha Explica, Publifolha, 2008), entre outros artigos e ensaios. Foi professor na graduação e pós-graduação (lato senso) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Anhembi Morumbi (SP, entre 2003/2010). Como músico, lançou o CD autoral eslavosamba (YB Music, 2013) e compõe música para televisão (série O Valor do amanhã para o Fantástico/Globo, 2007, entre outros), cinema (O Risco, Lúcio Costa e a utopia moderna, documentário longa-metragem, 2002, entre outros) e teatro (Um bonde chamado desejo, dir. Cibele Forjaz, 2001, entre outras). Foi curador da exposição Machado de Assis, mas este capítulo não é sério (Museu da Língua Portuguesa, SP, 2008), entre outras. Foi produtor musical da exposição permanente da Praça da língua (Museu da Língua Portuguesa, SP, 2006) e do CD Jobim Violão (Biscoito Fino/Gaia Discos) de Arthur Nestrovski, entre outros.
(Fonte: Escavador/CV Lattes)
Agradecimentos à Prefeitura de Campinas –
Secretaria Municipal de Cultura